Com o nosso relatório de toxicologia ou biologia forense pode sustentar a sua causa e a busca da justa decisão e/ou indemnização.
Perícias forenses: quais as ciências ou áreas envolvidas?
Toxicologia Forense - aplicação forense de conhecimentos analíticos de toxicologia relacionadas com intoxicações (como etanol, opioides, canabinóides, anfetaminas, cocaína, alucinogénios, monóxido de carbono, cianetos, pesticidas ou metais) e as suas consequências, mortais ou não.
Genética e Biologia Forense - aplicação forense de conhecimentos de genética com identificação genética de pessoas e vestígios suspeitos colhidos em perícias criminais, por exemplo, a identificação do agressor em crimes de abusos sexuais.
Medicina Dentária Forense - aplicação forense de conhecimentos médico-dentários na área da identificação de pessoas (vivas ou cadáveres) ou avaliação do dano corporal a nível orofacial.
Criminologia - ciência que estuda os indícios criminais no local do crime com o objetivo de identificar o criminoso e as circunstâncias do crime.
Antropologia Forense - aplicação forense de conhecimentos de antropologia biológica relacionada com identidade, lesões traumáticas e circunstâncias da morte (em cadáveres em avançado estado de decomposição ou esqueletizados) ou estimativa da idade em menores de idade (para efeitos de imputabilidade criminal ou asilo político).
Enfermagem Forense - aplicação forense de conhecimentos de enfermagem em vítimas de violência, nomeadamente, vítimas de agressões e violência doméstica.
Serviço Social Forense - aplicação forense do trabalho social, como o acompanhamento de vítimas menores e respetivas famílias em casos de abuso e negligência ou o acompanhamento de sinistrados que sofram grave alteração da funcionalidade, com o objetivo de aferir aspetos psicossociais, adaptação ao domicílio, condições habitacionais e articulação com instituições públicas e privadas para apoios futuros e eventual reintegração no mercado laboral.
Ergonomia Forense - aplicação forense da análise ergonómica (incluindo do posto de trabalho) no sentido de avaliar ou otimizar a relação entre as capacidades e limitações das pessoas e os sistemas e produtos com as quais interagem.
Acidentologia Rodoviária - aplicação forense de conceitos de mecânica dos materiais e engenharia estrutural ao campo da interação corpo humano e materiais lesionais com o objetivo de estudar os acidentes de viação, por forma a determinar a responsabilidade dos mesmos. Para efeitos de reconstituição, são usados modelos biomecânicos 3D que permitem determinar trajetórias, ações dos condutores, posições iniciais e finais e velocidades ao longo do acidente.
Que outras ciências forenses podem ser analisadas?
Legislação e ligações úteis
Quem pode pedir uma perícia forense?
A própria pessoa a ser avaliada, os familiares do lesado ou do falecido, o advogado do processo ou o gestor do processo da empresa.
Quais são os prazos de resposta e realização do serviço?
A sugestão do serviço é feita sem custos e enviada por email até 48 horas (ou 24 horas, em casos urgentes) após a submissão do processo.
O serviço é realizado entre 11 e 15 dias corridos após o seu pagamento. Damos resposta a pedidos urgentes em menos de 10 dias corridos (sob consulta).
Qual a documentação que devo anexar quando submeto o processo?
Caso a entidade a quem pede o acesso a documentos, se recuse ou não dê resposta no prazo de 10 dias úteis, pode apresentar queixa em 20 dias corridos à CADA https://www.cada.pt/.