Com o nosso relatório pericial médico de agressão podemos defender a sua causa e a ajudar na obtenção da respetiva indemnização.
Quais os objetivos de uma avaliação do dano corporal?
Os parâmetros de avaliação de dano numa perspetiva de avaliação tridimensional no âmbito do Direito Penal são:
Crime de ofensas à integridade física simples e grave
As agressões são tipificadas no Código Penal, de acordo com os artigos 143º a 151º, como ofensas à integridade física.
A ofensa à integridade é enquadrada como grave (art. 144º) e tem uma punição mais severa se a vítima:
Violência doméstica
Maus-tratos físicos ou psíquicos como castigos corporais, privações de liberdade e ofensas sexuais (artigo 152º do Código Penal) e é um crime público. Ocorre em contexto de relações familiares ou equiparadas, incluindo relações de intimidade.
Stalking
Comportamentos persistentes de assédio, visando perturbar e alarmar a vítima, que podem tornar-se progressivamente mais intimidatórios e perigosos, como enviar repetidamente emails ou mensagens, fazer repetidamente telefonemas, tentar persistentemente aproximações físicas, esperar a vítima em determinados locais ou fazer cyberstalking.
Maus tratos de crianças e idosos
Segundo o artigo 152º-A do Código Penal, o crime de maus-tratos prevê abusos físicos ou psíquicos, incluindo ofensas sexuais, contra vítimas em contextos extrafamiliares, como instituições ou relações de cuidado. Trata-se de um crime público.
Violência sexual
Todos os atos de natureza sexual cometidos por um ou vários agressores contra outra pessoa, sem o seu consentimento ou desejo, em contexto intra ou extrafamiliar.
O abuso ou a violência podem ser perpetrados contra vítimas adultas, crianças ou adolescentes e enquadram-se em: crimes contra a liberdade sexual (art. 163º a 170º) e crimes contra autodeterminação sexual (art. 171º a 179º)
Bullying
Forma de violência intencional e contínua em meio escolar, contra uma ou várias pessoas, com o objetivo de assustar, humilhar e intimidar as vítimas. Pode incluir abusos físicos, sexuais, verbais, sociais, cyberbullying ou bullying homofóbico. É um crime público.
Mobbing
Assédio moral como forma de violência psíquica em contexto de instituição pública ou privada, praticada contra um trabalhador por um superior hierárquico ou colega, independentemente da idade ou sexo da vítima.
Legislação e ligações úteis
Quem pode pedir uma avaliação de dano em casos de violência ou agressão?
A própria pessoa a ser avaliada (vítima ou agressor), os familiares do lesado ou do falecido, o advogado do processo, embora nestes processos seja sempre importante haver uma comunicação estreita com o advogado.
Quais são os prazos de resposta e realização do serviço?
A sugestão do serviço é feita sem custos e enviada por email até 48 horas (ou 24 horas, em casos urgentes) após a submissão do processo.
O serviço é realizado entre 11 e 15 dias corridos após o seu pagamento. Damos resposta a pedidos urgentes em menos de 10 dias corridos (sob consulta).
Qual a documentação que devo anexar quando submeto o processo?
Caso a entidade a quem pede o acesso a documentos, se recuse ou não dê resposta no prazo de 10 dias úteis, pode apresentar queixa em 20 dias corridos à CADA https://www.cada.pt/.
Em que situações podemos elaborar uma avaliação médico-legal?