Estivemos presentes no Congresso Médico da Covilhã

Escrito em: 2023-03-23

Estivemos presentes no Congresso Médico da Covilhã

A Honnus participou no congresso BeInMed - Beira Interior Medical Meeting com o workshop “Abordagem da vítima de agressão sexual”. O congresso é organizado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior para aproximar a comunidade académica, médica e científica.

 

 

A nossa coordenadora médica e CEO Ana Rita Pereira deu o seu contributo transmitindo conhecimento médico-legal a futuros médicos, que poderão ter de lidar com situações de abuso em contexto do serviço de urgência. O encaminhamento da vítima exige uma abordagem rigorosa, para conciliar a fragilidade da pessoa com a rapidez e o rigor necessário na recolha de provas.

 

Apesar da grande maioria dos profissionais de saúde não ter formação específica em abusos ou violência, estes podem ter uma intervenção mais pericial se o médico legista não estiver disponível. Os fluxogramas, os protocolos e a própria cooperação com os gabinetes médico-legais não são homogéneos nacionalmente e podem dificultar o processo.

 

Sendo médico legista ou de outra especialidade, existem cuidados a ter na colheita de história e de vestígios para evitar a sua contaminação. Além disso, há outros aspetos que não podem deixar de ser atendidos, como o consentimento da vítima, a cadeia de custódia, o apoio da psicologia e da assistência social.

 

ubi 3

 

Outros temas como os abusos obstétricos, a violência e homicídio nas relações de intimidade, a emancipação feminina e feminismo, as declarações para memórias futuras e a alienação parental também passaram pela discussão de alguns casos práticos.


A Honnus foi uma das parceiras do congresso BeInMed - Beira Interior Medical Meeting, pois acreditamos que a formação em instituições de ensino deve fazer parte da nossa estratégia de informar para empoderar.

Escrito por

Sofia Vila Flor

Sofia Vila Flor

Marketeer

Voltar