Escrito em: 2019-06-18
A convite de Paula Rodrigues, médica e moderadora do programa, a coordenadora médica da Honnus – Ana Rita Pereira – foi convidada para participar nesta conversa sobre violência doméstica no canal Saúde Mais.
A tese de mestrado de Ana Rita Pereira intitulada Violência Fatal nas Relações de Intimidade em Portugal foi o ponto de partida para o interesse que tem demonstrado para com esta temática, de cariz sensível, em torno da qual participou nos planos nacional e municipal de combate à violência doméstica em representação do INMLCF (Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses), bem como, noutros projetos nacionais e internacionais nesta área.
Na Honnus prestamos avaliações médico-legais a vítimas de agressões, violência doméstica, maus-tratos, violência sexual, bullying ou mobbing contra adultos, crianças e jovens ou idosos.
Porque este é um tema sensível para nós, a Honnus presta os seus serviços de forma gratuita a todas as vítimas de violência doméstica e a todos os menores de idade vítimas de violência.
Nesta conversa estiveram também presentes a médica legista Patrícia Jardim, coordenadora médica no INMLCF do Porto e o psicoterapeuta Pedro Brás, diretor da Clínica da Mente.
Foram levantadas questões sobre o porquê da escolha pela Medicina Legal, o interesse e estudo dos homicídios em contexto de intimidade, tipo de violência, o que tem sido feito pelas ONG e instituições estatais, nomeadamente a especialização de tribunais e polícias nesta área, o observatório das mulheres assassinadas da UMAR, como se explica o aumento do no de vítimas de violência doméstica, as crianças como vítimas indiretas da violência doméstica, como podem os médicos de família apoiar estas vítimas e a prevenção através da educação da igualdade de género nas gerações mais novas.
Não perca o episódio no canal Saúde Mais.
Médica coordenadora da Honnus