Com os nossos relatórios periciais pode sustentar a sua posição e solicitar os apoios e benefícios justos.
Qual o objetivo da avaliação do estado de saúde?
A avaliação explora as patologias médicas, causadas por doença natural ou traumatismo e não de origem profissional, que fundamentam e condicionam incapacidade motora, orgânica, sensorial e intelectual e o seu impacto socioprofissional, de acordo com o enquadramento legal ou a apólice do seguro.
Como obter o certificado multiusos?
O atestado médico de incapacidade multiuso (AMIM), mais conhecido por certificado multiusos, exige os seguintes passos para a sua obtenção:
A Honnus pode ajudar na fase 1 com um relatório de avaliação do estado de saúde da Honnus, que contempla uma proposta do grau de incapacidade baseado em todas as doenças existentes.
Como acionar um seguro de vida?
De forma a analisar a possibilidade de ativar o seguro de vida, a seguradora solicita documentação que determine o grau de invalidez – aqui pode apresentar relatórios clínicos, o atestado médico de incapacidade multiuso (AMIM) ou um relatório do estado de saúde.
Caso não tenha o AMIM ou pretenda fundamentar a invalidez, a Honnus pode elaborar um relatório médico fundamentado do estado de saúde que compile todas as patologias incapacitantes e com proposta de um valor de incapacidade permanente e respetiva limitação no exercício da profissão do segurado conforme as condições da apólice, nomeadamente:
Se não concordar com a decisão da seguradora, podemos contestá-la, podendo seguir-se uma ida a junta médica convocada pela seguradora e/ou eventual julgamento numa fase judicial. A Honnus pode auxiliar com acompanhamento de um médico em junta ou tribunal, para fundamentar o estado de saúde e obter uma conciliação justa.
Como obter aposentação por invalidez na CGA?
A aposentação por invalidez (reforma da função pública) pode ser obtida por 2 vias:
As fases do processo são:
A Honnus pode ajudar com elaboração de um relatório do estado de saúde e com a presença de um médico na junta de recurso.
Como obter reforma antecipada por invalidez na Segurança Social?
As reformas por invalidez da função privada são verificadas no Instituto de Segurança Social (ISS) pelos sistemas de verificação de incapacidade permanente (SVIP).
As fases do precesso são:
A Honnus pode ajudar em todas as fases com o acompanhamento de um médico e elaboração de um relatório para fundamentar o pedido de invalidez absoluta ou relativa, dependência (1.º e 2.º grau), assistência de terceira pessoa, sobrevivência ou deficiência.
Como é avaliado o estado de saúde no INMLCF?
Nas perícias de avaliação do estado de saúde decorrente de doença ou traumatismo, em fase judicial são realizadas no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), nomeadamente em contexto de Direito Administrativo.
Por exemplo, em situações de despejo, obtenção de cartão de estacionamento para pessoas com deficiência ou seguro de vida, pode ser necessária a elaboração de um relatório pericial ou a presença de um médico na referida perícia.
Legislação e ligações úteis
Quem pode pedir uma perícia em casos de doença ou invalidez?
A própria pessoa a ser avaliada, os familiares do Beneficiário ou do falecido, o advogado do processo ou o gestor do processo da empresa.
Quais são os prazos de resposta e realização do serviço?
A sugestão do serviço é feita sem custos e enviada por email até 48 horas (ou 24 horas, em casos urgentes) após a submissão do processo.
O serviço é realizado entre 11 e 15 dias corridos após o seu pagamento. Damos resposta a pedidos urgentes em menos de 10 dias corridos (sob consulta).
Qual a documentação que devo anexar quando submeto o processo?
Em caso de certificado multiusos, anexar:
Em caso de reforma por invalidez, anexar:
Em caso de seguro de saúde, anexar:
Em caso de seguro de vida, anexar:
Caso a entidade a quem pede o acesso a documentos, se recuse ou não dê resposta no prazo de 10 dias úteis, pode apresentar queixa em 20 dias corridos à CADA https://www.cada.pt/.