Inteligência artificial e data science na avaliação médica da incapacidade

Escrito em: 2023-05-16

Inteligência artificial e data science na avaliação médica da incapacidade

Como vão as novas tecnologias, influenciar a área da peritagem médica? Como se pode colher big data nesta área? Irão máquinas substituir os médicos peritos avaliadores na área da sinistralidade?

 

A crescente influência das novas tecnologias na realização das peritagens médicas é uma realidade cada vez mais presente, apesar da resistência inerente por parte dos profissionais envolvidos que temem que a inteligência artificial (IA), a robotização e outras soluções como data science (DS) possam retirar os seus próprios empregos.

 

Prevê-se que aplicações com uso de inteligência artificial e data science vão sem dúvida revolucionar esta área de atuação médica, funcionado como ferramentas essenciais e complementares na avaliação pericial em sinistros de trabalho, através dos seguintes contributos:

 

Criação de perfil do trabalhador através do histórico médico, profissional e de sinistralidade

Desenvolvimento de plataformas para prevenir e mudar hábitos na sinistralidade laboral

Identificação e deteção de padrões de sinistralidade por profissão e entidade empregadora

Automatização dos processos de gestão de sinistros com redução de ineficiências e perda de informação

Facilitação do acesso e gestão da documentação clínica e judicial

Deteção de casos atípicos, simulação e de fraude através do desenvolvimento de algoritmos

Diagnósticos médico-legais e objetivação das avaliações médicas com uso de algoritmos e big data

 

A maioria das aplicações existentes no presente estão sobretudo a ser desenvolvidas para aplicação na indústria seguradora e estão num processo inicial de implementação, pelo que serão necessários mais dados para se comprovar a redução de custos e a facilidade na utilização pelos utilizadores finais.

 

Apesar das novas tecnologias facilitarem os processos organizacionais e as tarefas administrativas e poderem simplificar diagnósticos médicos, sem dúvida que a experiência médica, o conhecimento e a experiência adquirida dos médicos peritos será sempre insubstituível.

 

No futuro espera-se que a avaliação médica possa estar mais simplificada e objetiva, mas implicará sempre uma cooperação entre os sistemas operativos, as novas tecnologias, os médicos avaliadores, os próprios tribunais e inclusive os próprios trabalhadores. O grande desafio será sempre partilhar resultados da aplicação das novas tecnologias como meio de prova em tribunal.


Este artigo foi transcrito do original publicado no jornal online Eco, a 17 de setembro de 2019.

Escrito por

Ana Rita Pereira

Ana Rita Pereira

Médica coordenadora da Honnus

Voltar