honnus-canal-saude-mais

A convite de Paula Rodrigues, médica e moderadora do programa, a nossa Medical Advisor da HONNUS – Ana Rita Pereira – foi convidada para participar nesta conversa sobre violência doméstica (VD) no canal Saúde Mais.

A tese de mestrado de Ana Rita Pereira intitulada Violência fatal nas relações de intimidade em Portugal foi o ponto de partida para o interesse que tem demonstrado para com esta temática, de cariz sensível, em torno da qual participou nos planos nacional e municipal de combate à VD em representação do INMLCF (Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses), bem como, noutros projetos nacionais e internacionais nesta área.

Na HONNUS prestamos avaliações médico-legais a vítimas de agressões, violência doméstica , maus-tratos, violência sexual, bullying ou mobbing contra adultos, crianças e jovens ou idosos.

Porque este é um tema sensível para nós, a HONNUS presta os seus serviços de forma gratuita a todas as vítimas de VD e a todos os menores de idade vítimas de violência.

Nesta conversa estiveram também presentes a médica legista Patrícia Jardim, coordenadora médica no INMLCF do Porto e o psicoterapeuta Pedro Brás, diretor da Clínica da Mente.

Foram levantadas questões sobre o porquê da escolha pela Medicina Legal, o interesse e estudo dos homicídios em contexto de intimidade, tipo de violência, o que tem sido feito pelas ONG e instituições estatais nomeadamente a especialização de tribunais e policias nesta área, o observatório das mulheres assassinadas da UMAR, como se explica o aumento do nº de vitimas de VD, as crianças como vítimas indiretas da VD, como podem os médicos de família apoiar estas vítimas e a prevenção através da educação da igualdade de género nas gerações mais novas.

Não perca já dia 23 julho no canal Saúde Mais (129 da MEO e NOS).

Assista ao vídeo aqui