Com a nossa pericia médica pericial asseguramos maior probabilidade de sucesso para obter a sua doença profissional junto do DPRP, CGA ou tribunal.
O que é uma doença profissional?
Doença contraída na sequência da exposição a um ou mais fatores de risco presentes na atividade, técnicas e condições no trabalho, bem como qualquer outra condição médica que se prove ser consequência, necessária e direta, da atividade profissional exercida pelo trabalhador e não represente normal desgaste do organismo.
Ou seja, podemos falar em doença profissional quando é possível estabelecer uma relação causal entre os fatores de risco do trabalho e a doença médica que o trabalhador apresenta, com base na clínica da patologia do trabalho, história ocupacional, análise das funções profissionais, verificação da exposição profissional e avaliação do risco profissional.
A lista de doenças profissionais inclui doenças provocadas por agentes químicos, físicos, doenças do aparelho respiratório, cutâneas, infeciosas e parasitárias.
Quais são os objetivos desta avaliação?
Os parâmetros avaliados envolvem:
Quais as etapas para se certificar uma doença profissional?
A Honnus pode ajudar com um relatório de doenças profissionais, incluindo preenchimento da participação obrigatória, parecer médico de nexo de causalidade onde é estabelecida a relação entre as lesões existentes e a doença profissional e acompanhamento a junta médica no Tribunal do Trabalho.
Quais as incapacidades avaliadas?
As avaliações podem incluir dois tipos de incapacidades para o trabalho.
Incapacidade temporária:
Incapacidade temporária:
Legislação e ligações úteis
Quem pode pedir uma perícia em casos de doença profissional?
A própria pessoa a ser avaliada, os familiares do trabalhador ou do falecido ou o advogado do processo.
Quais são os prazos de resposta e realização do serviço?
A sugestão do serviço é feita sem custos e enviada por email até 48 horas (ou 24 horas, em casos urgentes) após a submissão do processo.
O serviço é realizado entre 11 e 15 dias corridos após o seu pagamento. Damos resposta a pedidos urgentes em menos de 10 dias corridos (sob consulta).
Qual a documentação que devo anexar quando submeto o processo?
Caso a entidade a quem pede o acesso a documentos, se recuse ou não dê resposta no prazo de 10 dias úteis, pode apresentar queixa em 20 dias corridos à CADA https://www.cada.pt/.