O Que nos Diferencia

Celeridade | Competência | Idoneidade | Rigor | Proximidade | Personalização

Os processos médico-periciais interligam a medicina, a justiça, as seguradoras, os sistemas de proteção social e as entidades empregadoras. No entanto, a comunicação entre estas áreas e as várias entidades envolvidas não é eficiente, o que aliado à inexistência de mecanismos automáticos e consistentes de gestão de dados e de médicos leva frequentemente à perda de informação e morosidade na resolução dos processos.
As avaliações no âmbito da peritagem médica e forense exigem, então, uma nova abordagem capaz de otimizar os modelos atuais de intercomunicação que tantos obstáculos colocam à eficaz resolução dos processos. Uma abordagem que humanize as pessoas, que estão no centro da nossa atividade, e garanta a personalização dos serviços às necessidades de cada caso, sem nunca reduzir as pessoas a um número de processo. 
A HONNUS é essa nova abordagem.
Reunimos numa única plataforma digital uma rede de profissionais experientes e competentes, englobando médicos das várias especialidades e peritos das várias áreas forenses, para fazer a ligação do conhecimento médico-pericial independente às organizações envolvidas nos processos com resultados que surpreendem pela rapidez e pelo rigor.
Somos digitais, pelo que estamos sempre próximos, à distância de um clique, evitando deslocações desnecessárias — mas também temos presença física em várias cidades, com consultórios espalhados por Portugal Continental e Arquipélagos.
Estamos sempre disponíveis para o receber pessoalmente, mas também providenciamos consultas por videochamada que lhe oferecem a maior flexibilidade de horários e garantem toda a confidencialidade, privacidade e conforto, poupando-lhe o transtorno e as despesas das deslocações.

Como Trabalhamos

Os nossos casos são tratados da seguinte forma:

1. Orientação preliminar documental, sem custos nem compromissos
2. Análise documental pela equipa médica ou consulta preliminar para determinar se existem elementos suficientes para avançar com o caso
3. Constituição de equipa multidisciplinar e multiespecialidades médicas, de acordo com o caso em questão
4. Elaboração de relatório pericial, parecer médico e presença em tribunal

Garantimos

Pareceres e relatórios assinados por mais do que um consultor, de acordo com a complexidade do caso, atendendo às especialidades médicas e áreas forenses envolvidas.
Apoio ao longo de todo o processo jurídico, com análise e organização processual, elaboração de quesitos, apoio na contestação, análise de outras perícias, presença de consultor técnico em tribunal, entre outros.
Seguimento do caso com acompanhamento integral da pessoa ou da entidade até ao final do processo médico e judicial, nomeadamente em sede de tribunal, juntas médicas ou no contacto com seguradoras.

Asseguramos avaliações

  • Imparciais — as nossas avaliações são feitas por médicos não envolvidos com nenhuma das partes do processo
  • Isentas — as nossas avaliações são feitas por médicos sem qualquer tipo de incompatibilidade profissional ou conflito de interesse
  • Competentes — as nossas avaliações são feitas por médicos especialistas em medicina legal ou médicos peritos com competências credenciadas pela Ordem dos Médicos
  • Multidisciplinares — as nossas avaliações são feitas por equipas formadas por médicos e outros profissionais de ciências forenses, de acordo com as áreas científicas envolvidas no caso em concreto
  • Multiespecialidades — as nossas avaliações são feitas por equipas formadas por médicos especialistas nas áreas de medicina legal, traumatologia, medicina do trabalho e medicina de seguros, bem como por consultores de outras áreas médicas
  • Rigorosas — as nossas avaliações são baseadas nas orientações e recomendações do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), publicadas pela Associação Portuguesa de Avaliação do Dano Corporal (APADAC), e nas normas internacionais
  • Céleres — a vasta rede de profissionais espalhados por todo o país e pelo estrangeiro e a possibilidade de fazer consultas por videochamada garantem a máxima disponibilidade e flexibilidade de horários

A Nossa Rede de Consultores

A nossa rede inclui médicos de todas as especialidades, incluindo Medicina Legal, Medicina do Trabalho, Medicina de Seguros e Traumatologia, e consultores de todas as áreas das ciências forenses. Todos os nossos profissionais têm uma extensa e comprovada experiência na área médico-pericial.

Médicos com competência ou formação acreditada pela Ordem dos Médicos em:
Médicos com formação e experiência em:
  • Autópsias médico-legais
  • AMA Guides 6th edition (American Guides to the Evaluation of Permanent Impairment) – AMA
  • ICF (International Classification of Functioning Disability and Health) – WHO
Temos uma rede de consultores de ciências forenses com formação e experiência em:
  • Medicina Legal e Ciências Forenses
  • Dano Corporal Pós-Traumático
  • Psicologia Forense e Neuropsicologia
  • Toxicologia Forense
  • Genética e Biologia Forense
  • Medicina Dentária Forense
  • Criminologia
  • Antropologia Forense
  • Enfermagem Forense
  • Serviço Social Forense
  • Acidentologia Forense
  • Ergonomia Forense

O Projecto Honnus

Nova e integrada abordagem à avaliação, com interface otimizado entre médico, pessoa e organizações.
O nosso novo modelo de operação de avaliação médica é integrado, sistematizado e automático. A sua estruturação inteligente dos procedimentos e dos dados otimiza a gestão do processo e a articulação entre os vários intervenientes de forma inovadora, racionalizando e automatizando os procedimentos para clientes e prestadores de serviços médicos.
Articulação otimizada entre a medicina, justiça, seguradoras, sistemas de proteção social e entidades empregadoras.
O nosso extremamente completo e eficientesistema de gestão e articulação de processos, de documentos (clínicos, judiciais e sociais) e da rede médica simplifica o processo de avaliação médico-legal e aumenta a eficiência operacional, o que se traduz numa redução de custos desnecessários em saúde.
Ferramentas de comunicação eficientes que nos dão uma capacidade de resposta rápida e eficaz numa plataforma segura e validada.
A nossa plataforma digital é altamente segurae é continuamente validada por peritosassegurando a proteção de dados sensíveis. Possui ferramentas e canais de comunicação ágeis que permitem uma comunicação eficiente entre os vários intervenientes, com registo integral de todo o processo, e geram respostas e soluções eficazes para cada problema.
Plataforma digital inteligente e flexível.
A nossa plataforma faz uma distribuição inteligente que assegura a competência médica mais adequada para cada caso, com avaliação médica personalizada por médicos com competências atribuídas pela Ordem dos Médicos e de acordo com as leges artis em vigor.
O acesso digital remoto, simplificado e organizado dos processos seleciona automaticamente os casos que necessitem de avaliação presencial e providencia sistemas de alertas e de seguimento otimizados.
A plataforma facilita a formação contínua dos médicos com aquisição de competências, formação online e partilha de experiências através da discussão de casos clínicos.
Sistema transparente que assegura respostas médicas imparciais, controlo de resultados, deteção de abusos e criação de relações positivas.
A transparência do nosso sistema digital permite o acesso aos vários intervenientes, o que leva a:
— Acompanhamento em tempo real de cada processo;
— Contacto facilitado e direto com o médico perito atribuído a cada caso;
— Registo eletrónico pessoal;
— Avaliações médicas personalizadas, rigorosas e imparciais, com consequente minimização da litigância;
— Deteção e prevenção de abusos durante o processo;
— Relações mais transparentes e positivas entre pessoas, organizações e médicos.
Sistema automatizado que permite analisar resultados em tempo real e de forma inteligente.
O nosso modelo é potenciado pela análise de dados e de big data e pela inteligência artificial, o que permite:
— Acompanhar o seguimento dos processos com análise e controlo em tempo real dos resultados;
— Prever a evolução e o comportamento dos casos, deteção de padrões clínicos e judiciais, avaliação e predição de risco, custos, abusos e fraude;
— Auxiliar os médicos no processo de análise e decisão médica;
— Capacitar a pessoa, ajudando-a a prevenir a doença e a sinistralidade;
— Criar soluções ágeis à medida de cada cliente.